
É muito fácil encontrar queijo inglês bom. Londres tem a
Neil's Yard. E nem precisaria de mais nada. Mas no Borough Market é muuuito fácil experimentar os milhares de cheddars (cheddar inglês é diferente do americano) e já é impossível ir ao mercado sem passar numa barraquinha de comté.
Agora, encontrar vinho britânico não é fácil. Ele é tão ruim que até mesmo os comerciantes ingleses de vinho admitem: "Eu tinha. Mas não vendia e parei de comprar". Ontem tive mais uma confirmação de uma fonte seguríssima: vinhos ingleses são uma m... Alguns espumantes são bons. Mas o vinho, vinho não rola.
E é por isso mesmo que esse é o melhor país do mundo pra se tomar vinho. A um esticar de braço encontra-se vinhos da França, Espanha, Itália, Portugal, Austrália, África do Sul, Chile, Califórnia e Argentina. A demanda é alta, as importadoras são muitas e o preço acaba sendo bom.
Há uma
Odd Bins em cada quarteirão de Londres. E dentro dela, prateleiras e mais prateleiras de cada país. Os supermercados também têm as suas garrafas próprias (o que a gente passou a chamar "vinho de cisterna" depois da visita a Chateauneuf-du-Pape) e centenas de outros.
Nesse artigo
aqui, o crítico de vinho do Observer fala da Wine for Friends, uma "shipping cooperative" criada por um ex-importador de vinhos do supermercado Safeway. Qualquer pessoa que estiver procurando um vinho específico e não conseguir comprá-lo pelo
Wine Searcher ou algo parecido pode mandar um email para ele, que providencia a importação. Assim mesmo. Fácil, fácil.